Segue-nos:

Telefone Agrupamento: (+351) 22 944 80 49

Uma Escola de TODOS e para TODOS

Apoio

FAQs para a

Comunidade Educativa

Perguntas Frequentes:

O Computador do meu filho ficou bloqueado (Ecran ficou azul). O que devo fazer?

SE o ecren do cumputador abrir uma janela azul com vários códigos, significa que apresenta o Bloquio do Cuco. Para desbloquear rapidamente pode seguir o tutorial clicando no link abaixo.

https://aegmmaia.pt/wp-content/uploads/2025/01/edigital_Cuco_print.pdf

Como consulto os regulamentos dos Serviços Municipais de Educação, Cantinas Escolares e Comparticipações?

Os Serviços Municipais de Educação orientam-se pelos princípios da equidade, da descriminação positiva e de responsabilidade social, de forma a assegurar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, promovendo todas as formas de inclusão social e educativa, no combate do abandono escolar e na persecução do sucesso escolar.

Pode aceder a todas as informações em

https://www.cm-maia.pt/viver/educacao-e-ciencia/regulamento-dos-servicos-municipais-de-educacao

Como devo efetuar a matrícula do meu Educando no Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia?

Para obter todas as informações sobre Matrículas/Transferências e respetivos Prazos, Rede Educativa, Documentação a apresentar, Legislação, deve aceder ao Portal da Matrículas, através do endereço https://www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

 

Esqueci-me da password do email institucional do meu educando. Como devo proceder?

O Email Institucional do aluno do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia é sempre composto pelo número do processo do aluno, seguido de @aegmmaia.pt. O nosso domínio é uma conta Google, assim para recuperar a password pode:

Clicar em “esqueci-me da password/recuperar password” que aparece no seu dispositivo.

Caso não esteja a conseguir, deverá solicitar uma nova password por email ao Diretor de Turma/ Titular de Turma do seu educando e aguardar que o mesmo o informe da nova password.

 

Não consigo aceder ao Inovar do meu Educando, como devo proceder?

Podem existir algumas razões para não conseguir aceder ao Inovar do seu Educando. O erro mais frequente é tentar aceder ao “Inovar Alunos“, plataforma esta que é apenas para acesso dos profissionais da Educação do Agrupamento. Como encarregado de Educação deverá sempre aceder ao “Inovar Consulta“, que encontra na barra superior do site, em Hiperligações.

Para aceder ao Inovar Consulta deve sempre usar as credenciais: Login – número de processo do aluno; Password – o número do documento de identificação do aluno (cartão do cidadão/passaporte) com todos os caracteres, incluindo os de controlo, se existirem.

Nota importante: Uns dias antes do final de cada período letivo, o Inovar Consulta fica bloqueado aos Encarregados de Educação, para que se proceda à tramitação das avaliações, nestas alturas não conseguirá aceder, deverá aguardar até que estejam concluídas todas as avaliações referentes a esse período letivo e voltar a aceder em data que normalmente é difundida previamente pelos Diretores de Turma.

Porque as notas foram entregues depois do início do 2º Período letivo?

As reuniões de avaliação com os Encarregados de Educação, no 1º período do presente ano letivo, decorreram após a interrupção de Natal, em virtude do calendário de reuniões ser apertado e não possibilitar a entrega das notas e diversos documentos inerentes à avaliação antes do dia 24 de dezembro. Este facto foi partilhado previamente, com a explicação da justificação da necessidade de adiamento da entrega das avaliações para o início do 2º período, tendo o mesmo reconhecido esta necessidade e não demonstrado qualquer inconveniente neste planeamento. Mais se informa, que esta calendarização foi alvo de reflexão em Conselho Pedagógico e aprovado pelo mesmo.